quinta-feira, 21 de julho de 2016

Participação no 9° Seminário Estadual de Educação Fiscal em Santa Maria




Os integrantes do GMEF de Santiago participaram do Seminário Estadual de Educação Fiscal em Santa Maria que ocorreu dia 19/05.

Durante as palestras com variados temas  para a inclusão e disseminação da Educação Fiscal em todos os segmentos da sociedade.

Compromisso e Atitude com Educação Fiscal

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Mão Ida, na tarde do último dia 02 de junho para levar o Projeto Educação fiscal! Eu participo! aos alunos do jardim.
Para dar início as atividades, a professora Lisiane reforçou a importância da nota fiscal e a consciência sobre os tributos pago pelos cidadãos. Em seguida partiram para a realização da oficina com o circuito de jogos com os participantes.
A partir de materias recicláveis os jogos estimulam a percepção da criança para a cidadania, compromisso e atitude.  Os demais trabalhos sobre o tema foi formado um varal para exposição da produção dos pequenos cidadãos. 



terça-feira, 5 de julho de 2016

Em arrecadação de notas, alunos da Emei Mary Peixoto são nota 10

Nesta quarta, os aluninhos da escola municipal de educação infantil Mary Peixoto estiveram visitando a Prefeitura. Eles vieram conhecer o prédio administrativo e foram recebidos pelo secretário da Fazenda, Sérgio Perufo e pela servidora Carla Castro, coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal. Conforme as professoras, os pequenos estão sendo ensinados sobre a importância de se pedir notas fiscais na hora de comprar, o que representa maior arrecadação e retorno em investimentos no município. "As crianças lembram os pais que tem que pedir a notinha e estão arrecadando para participar da campanha Ação Premiada", afirmou a professora Andréia Azevedo. Na opinião do secretário Perufo, é muito importante que as crianças tenham esse entendimento, o que refletira numa geração mais consciente e participativa.



Praça Moisés Viana vira uma sala de aula na II Mostra Cidade Educadora

Na quarta, 25 de maio, as entidades que são parceiras do programa Cidade Educadora estão participando de um dia inteiro de exposições na praça Moisés Viana e parte do calçadão e Rua dos Poetas. Escolas, empresas e instituições fizeram uma mostra do que produzem dentro das metas do programa que envolve a comunidade há cinco anos, dentro da proposta de consolidar as metas municipais de Educação Ambiental, Educação Fiscal,  Mobilidade e Planejamento Urbano, Educação Patrimonial, Município Saudável, Participação Comunitária, Promoção Humana e Santiago Empreendedora.
Parceiros do Cidade Educadora:
Cada um, trabalha uma das metas do programa e está apresentando na mostra os seus projetos e resultados: Escola Anjinho Travesso,  Escola da URI, Ulbra,  Escológica, Associação Viva Verde, Viação Centro Oeste, CNA, Wizard, Rádio Santiago, escola Thomás Fortes, Colégio Medianeira, Centro Cultural, Centro Empresarial e escola Apolinário. Também fazem parte as escolas municipais (de ensino fundamental e infantil), PIM e Secretaria de Educação e Secretaria da Fazenda.
Palavra do prefeito
Na abertura da II Mostra Cidade Educadora, o prefeito Júlio Ruivo se mostrou satisfeito de ver a comunidade assumindo a responsabilidade de seguir trabalhando as metas e desenvolvendo projetos. "Nenhum município, Estado ou país se desenvolve sem a educação. E pra isso acontecer, a comunidade precisa participar, exigir e trabalhar com esse propósito de melhorar para todos", afirmou.  Ele lembrou que, no ano passado, Santiago foi apontada pela Revista Isto é como uma das que possuem a melhor qualidade de vida do Brasil, dentre as de Pequeno Porte. Ele considera que isso é reflexo direto da participação no Cidade Educadora.






     

  



Atividades da EMEF Geraldina Bitencourt Borges estimulam seus alunos a refletir sobre Cidadania

Na manhã desta terça-feira(24), já no encerramento da semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Geraldina Bitencourt Borges, com Educação Fiscal. Os alunos do 4º e 5º ano receberam em sala de aula uma oficina do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) - "Ensinando valores, construindo vencedores".
Conduzida pela servidora Carla Castro, a atividade começou com o vídeo “Que nem gente grande” que conta a história sobre crianças com perfil de liderança, que já exercem sua cidadania.
Depois de muita conversa e discussão sobre o assunto, foi pedido para que os alunos que preenchessem uma pesquisa para entregar, como eles poderiam mudar o mundo em que vivem e ampliar ainda mais o conhecimento sobre Cidadania Fiscal.
A professora Iris, que atende a turma do 5° ano avaliou o trabalho desenvolvido com as crianças durante a manhã e com vistas no projeto desenvolvido: “As atividades da oficina foram muito pertinentes ao trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nesta escola. O vídeo escolhido trouxe conceitos fundamentais abordados de maneira lúdica. Penso que tais atividades podem acontecer com mais frequência”.
Para encerrar os alunos ainda participaram da dinâmica Um garotinho chamado Fiscalito, que apoia e transforma sua maneira de pensar com comprometimento e atitude nas questões de cidadania. 


  
 




segunda-feira, 20 de junho de 2016

Construindo valores com a Educação Fiscal


Este é um mês especial! Mês das Mães.
As Mães que Deus escolheu para nos gerar, criar, educar, proteger e amar. Não foi por mero acaso.
É o Mês de MARIA, a Mãe de Jesus .
Maria, através de seu semblante deixa transparecer a divindade de seu Filho muito amado, Jesus. Ela é a Mãe do Puro Amor.
Um forte abraço as mamães que participaram com seus filhos nas atividades das escolas municipais.
EMTO Criança Feliz





EMEF Heron Jornada Ribeiro





EMEF Silvio Aquino





EMEI Boa Vista








Uma tarde diferente para os integrantes do Clubinho Verde do Grupo Batista

A parte da tarde deste sábado (14/05) ficou por conta da coordenadora dos projetos do PMEF, Carla Castro, que trouxe como tema do seu trabalho “ Construindo Valores com a Educação Fiscal”, que tem como objetivo desenvolver e valorizar suas próprias qualidades, participar em entretenimento de caráter social e cultural, responsabilizar-se pela saúde e bem-estar próprios e daqueles com quem convive, interagir a partir das linguagens, situar sua família e comunidade a eventos históricos recentes e passados, experimentar vivências, desenvolver critérios, relacionar conceitos e procedimentos da cultura escolar àqueles do seu contexto cultural. Como exemplos práticos, trouxemos histórias em quadrinhos, ilustrações e alguns exercícios contidos nos mesmos, que demonstram e explicam como atuar com a Educação Fiscal no nosso dia-a-dia.